SOBECC - Nossa História

Nossa História
Conheça como surgiu a Associação, sua Missão, Visão e Valores

A Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC –, fundada em 1991, é a sucessora direta de um grupo de estudo e discussão criado por enfermeiros que trabalhavam no Bloco Operatório de diversos hospitais de São Paulo e por enfermeiros que atuavam em ensino e pesquisa em escolas de enfermagem da capital e do interior de São Paulo, todos integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – Seção São Paulo. Este grupo de enfermeiros começou a se reunir a partir da necessidade de fortalecimento da identidade dos profissionais desse campo, de reflexão sobre temas relevantes da prática assistencial, de melhorias da qualidade e de aplicação de conhecimentos científicos atualizados. A primeira reunião ocorreu em 2 de junho de 1982, a convite da Comissão de Educação da ABEn-São Paulo, na qual se discutiu a importância de criar um “grupo de interesse clínico em Centro Cirúrgico para posteriormente integrar um grupo com outras especialidades e dar mais força à Associação de Classe”. A proposta era formar um grupo para o intercâmbio de ideias, para a transmissão de conhecimento e para a organização de encontros sobre temas do trabalho da Enfermagem no Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Esterilização de Materiais.

Em março de 1985, o Grupo de Interesse Clínico em Enfermagem em Centro Cirúrgico (GICECC), passou a denominar-se Grupo de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material (GECC). Depois de dez anos de intensa atividade e muitas realizações, os integrantes do Grupo de Enfermagem em Centro Cirúrgico da ABEn – Seção São Paulo –, conhecido como GECC, decidiram fundar uma entidade de caráter científico e cultural e com abrangência nacional.

Assim, em 4 de setembro de 1991, foi fundada a Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico – SOBECC. A SOBECC foi criada como uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, com a finalidade de “promover, divulgar e incentivar o intercâmbio técnico-científico e sua aplicação em benefício profissional e social nas áreas de centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de materiais” e “promover congressos, simpósios e outros, cursos de atualização, publicações, educação continuada dos profissionais, buscando a valorização da prática profissional”.

A Associação em julho de 2009, para se adequar ao Código Civil de 2003, implementou uma série de modificações em seu estatuto. Entre elas, alterou o termo “Sociedade” para “Associação”, uma vez que o art. 53 do novo Código define que as associações são a “união de pessoas que se organizam para fins não econômicos”. Com essa mudança, a entidade passou a se chamar “Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização”, mas manteve a sigla SOBECC, pela qual já era conhecida.

A SOBECC mudou a história da Enfermagem no Brasil sendo um divisor de águas. Recomendou aos enfermeiros que: “trabalhem de acordo com as práticas baseadas em evidências’”. “A SOBECC influenciou muito a Enfermagem de CC, RA e CME, contribuiu muito para o desenvolvimento da área e ainda é responsável pela formação de muitos especialistas.

Reconhecimento internacional e nacional

A SOBECC está associada a International Federations Perioperative Nurses (IFPN) desde 1999. É representada por membro da diretoria no Fórum Mundial de Esterilização (WFHSS) no comitê executivo desde 2008 e, além disso, mantém parceria constante com a Association Operating Room Nurses (AORN).

Em 2019 entrou como membro fundador da FELACEH (Federação Latino-Americano da Ciência de Esterilização Hospitalar).

No Brasil é membro do conselho consultivo do Instituto Ética e Saúde e atua em frentes colaborativas com a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) para consultorias técnicas.

  • ANVISA
  • AORN
  • IFPN
  • WFHSS

A SOBECC

Modelo conceitual da Enfermagem Perioperatória da SOBECC

Propósito

Proteção à vida.

Missão

Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.

Visão

Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..

Valores

Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais