A SOBECC participou do 26º Fórum Mundial de Esterilização (WFHSS – World Federation for Hospital Sterilization Sciences), realizado de 4 a 6 de dezembro de 2025, em Hong Kong. A gestora de Cursos e Treinamentos da SOBECC, Débora Cristina Popov, representou o Brasil e a Associação no evento, incluindo sua participação na Reunião dos Membros do Fórum Mundial, realizada em 3 de dezembro, também em Hong Kong.

O WFHSS realizou sua 26ª edição na China, proporcionando aos participantes um evento vibrante, marcado por tecnologia, inovação e alto nível científico nas palestras e entre os convidados. A programação qualificada contribuiu significativamente para enriquecer a participação da SOBECC neste importante fórum internacional.
Com o tema central “Levando a Ciência da Esterilização ao próximo nível”, o congresso reuniu cerca de 1.300 participantes, contou com a presença de 58 parceiros expositores e 19 palestrantes, que conduziram 21 conferências ao longo do evento.
As conferências foram organizadas em blocos temáticos, seguindo a ordem:
Monitoramento e embalagens, esterilização, limpeza e desinfecção, automação e inteligência artificial, sustentabilidade e inovações verdes, validação, qualidade e gerenciamento, endoscópios flexíveis, educação e recursos humanos, entre outros temas relevantes para a área.
Entre os destaques da programação, ressaltaram-se palestras que apresentaram avanços científicos significativos para a área de esterilização, como:
Ao final do evento, a delegação da Sérvia apresentou as perspectivas para o próximo encontro do fórum, o 27º Fórum Mundial de Esterilização, que será realizado em Belgrado, Sérvia, no período de 21 a 24 de outubro de 2026.

Também foi anunciado o próximo país anfitrião, que sediará o evento em 2027: a Tailândia.
Um destaque desta edição foi a área de exposição, onde os estandes apresentaram soluções voltadas à inovação, tecnologia, tendências e automação de processos. A tecnologia robótica teve papel de destaque, sendo evidenciada por diversos expositores como um diferencial estratégico para a modernização dos processos em CME.

Outro destaque foi a apresentação de trabalho da SOBECC, com a exposição de um pôster intitulado “Atividades de simulação e práticas no Simpósio da SOBECC”. A participação reforçou mais uma vez a relevância do Brasil no contexto internacional, demonstrando que o país segue alinhado às tendências globais em CME e processos de esterilização.

A SOBECC reforça sua expectativa de continuar contribuindo para o avanço da ciência da esterilização em nível mundial, por meio de parcerias com instituições como o WFHSS e a Health Sterilization Process Association (HSPA). A atuação da entidade tem demonstrado elevado nível de expertise, com reconhecimento em diferentes frentes da área.
No cenário nacional, a SOBECC também exerce papel fundamental ao fortalecer o protagonismo da enfermagem brasileira, destacando a importância desses profissionais para a segurança dos processos e para a qualidade da esterilização nos ambientes de saúde.

Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.