Entre os espaços mais movimentados do 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, as Salas Simuladas e o Escape Room ofereceram uma experiência prática, dinâmica e educativa, aproximando os participantes das situações reais vividas no ambiente hospitalar.
Realizadas nos três dias de evento, as atividades proporcionaram imersão completa em cenários do Centro Cirúrgico (CC) e da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), permitindo que enfermeiros, técnicos e estudantes vivenciassem protocolos, tecnologias e condutas essenciais à segurança e à qualidade da assistência perioperatória.
Nas Salas Simuladas do Centro Cirúrgico, temas como cirurgia segura, circulação extracorpórea, hipotermia, anestesia verde, eletrocirurgia e instrumentação em cirurgia robótica despertaram o interesse do público. Os participantes também puderam conhecer de perto soluções tecnológicas inovadoras, como o uso da Hoobox, e discutir práticas sustentáveis e novos recursos de monitorização e posicionamento do paciente.
Já as simulações da SRPA exploraram aspectos fundamentais do cuidado pós-anestésico, com oficinas sobre PCR, manejo da sede perioperatória, vias aéreas difíceis, escalas de avaliação, analgesia pós-operatória, uso de ultrassom à beira leito e endoscopia segura. Cada atividade foi conduzida de forma participativa, reforçando a importância do raciocínio clínico e da tomada de decisão em tempo real.



O Escape Room trouxe um formato inovador de gamificação aplicada à prática da enfermagem perioperatória. Os jogos temáticos “Expedição OASIS” e “GPS da Segurança – a rota da peça segura” desafiaram os participantes em provas práticas e colaborativas, conectando conhecimento técnico, agilidade e trabalho em equipe em um ambiente lúdico e envolvente.



As Salas Simuladas e o Escape Room reafirmam o propósito da SOBECC em estimular a educação prática, a inovação e o aprendizado contínuo, pilares fundamentais para a excelência no cuidado perioperatório.
Confira aqui todas as fotos do evento.
Propósito: Proteção à vida.