Acordo entre a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Centro Cirúrgico (SOBECC), a Sociedade Brasileira de Anestesia (SBA) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) reforça o compromisso das entidades com a segurança do paciente e a qualificação das práticas cirúrgicas no país
Durante o 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, a SOBECC oficializou uma parceria com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). O memorando de entendimento firmado entre as três instituições tem como objetivo fortalecer o Programa de Cirurgia Segura, promovendo ações conjuntas voltadas à qualidade assistencial e à segurança do paciente cirúrgico no Brasil.
O assunto foi pauta do Painel Interativo Multidisciplinar – Cultura de Segurança no Perioperatório. Na ocasião, a presidente da SOBECC, Andrea Alfaya Acunã, destacou que o acordo representa um compromisso sólido com a segurança do paciente e a excelência nas práticas cirúrgicas, reforçando a importância da colaboração entre enfermeiros, anestesistas e cirurgiões em torno de um mesmo propósito. Marcia Cristina de Oliveira Pereira, Membro da Diretoria da SOBECC, ressaltou a importância da cultura de segurança aplicada ao checklist de cirurgia segura, lembrando que o Brasil é signatário das ações da Rede de Cirurgia Segura da Vigilância Sanitária (RTC). A SOBECC participa desde o início desse movimento, contribuindo com a disseminação de boas práticas e com pesquisas publicadas sobre o tema. Confira aqui um vídeo com depoimento dos representantes de todas as Associações.

O representante da Sociedade Brasileira de Anestesia, Dr. Márcio Matsumoto, reforçou que a parceria entre as entidades é essencial para garantir que todos os profissionais envolvidos no ato cirúrgico atuem de forma integrada, priorizando a segurança do paciente e a redução de riscos durante o procedimento.
Já o Dr. Pedro Eder Portari Filho, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, destacou que o memorando de entendimento tem como foco a implementação de ações concretas, com ênfase na capacitação dos profissionais e na padronização de práticas seguras. Para ele, a atuação conjunta das três sociedades é fundamental para impulsionar melhorias contínuas e consolidar o compromisso com a cirurgia segura em todo o país.

Com essa iniciativa, a SOBECC reafirma seu papel de liderança e cooperação interinstitucional na promoção de uma cultura de segurança sólida e integrada. A união com a SBA e o CBC representa um marco no fortalecimento das políticas e práticas de cirurgia segura, ampliando o alcance das ações educativas, científicas e de conscientização entre os profissionais da área.

Em breve divulgaremos as ações conjuntas entre as associações que firmaram esse compromisso: SOBECC, Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.