De 20 a 23 de novembro de 2024, a SOBECC participou do 25°Congresso Mundial de Esterilização. O evento foi realizado em Santiago, no Chile, no Metropolitan Convention Center e contou com a participação de mais de 1.300 pessoas entre congressistas, palestrantes e empresas patrocinadoras. Os profissionais marcaram presença, com uma delegação composta por mais de 60 congressistas.
No primeiro dia, os representantes da SOBECC participaram da reunião da diretoria da Federação Mundial de Esterilização, onde foram apresentados os resultados da federação e discutido estratégias para os próximos anos.
Giovana Abrahão de Araújo Moriya (Membro do Comitê de CME), Christine Denis (Board do Mundial), Patrícia Alegria (Board Mundial), Marcia Cristina de Oliveira Pereira (Membro da Diretoria SOBECC), Leandro Lopes (Membro da Diretoria SOBECC)
A cerimônia de abertura do evento e depois a feira tecnológica, contou com a presença de diversos representantes e fornecedores da América do Sul e de outros locais do mundo, apresentando tecnologias e inovações para a prática em CME e sala cirúrgica, como o lançamento de um sistema para aquecimento de óticas em sala cirúrgica, desenvolvida por uma enfermeira brasileira em parceria com uma empresa.
Feira tecnológica do evento
Ao longo dos dias de evento tivemos diversas palestras, Simpósio-Satélites, prática simulada e relatos de experiência. Em uma das palestras, pudemos ouvir Christine Denis (França) abordando sobre prática segura de processamento. Markus Auly (Suiça) também compartilhou conosco sobre políticas e comparação econômica entre hospitais do Chile e Alemanha para garantia de qualidade na esterilização a vapor. Gerhard Kirmse (Alemanha), apresentou importantes resultados de análise laboratorial sobre fatores que podem influenciar o processo de limpeza de instrumentais cirúrgicos.
Gerhard Kirmse (Alemanha) apresentando resultados da pesquisa sobre fatores que podem influenciar o processo de limpeza de instrumentais cirúrgicos.
Outro destaque do congresso internacional foram os trabalhos apresentados e premiados, ficando em segundo e terceiro lugar dois brasileiros. Daniela Schneider, foi premiada em segundo lugar com o trabalho sobre a criação de um sistema de aquecimento de óticas em sala cirúrgica, em terceiro lugar ficou Sergio de Jesus, com a apresentação do tema “Treinamento com simulação para embalagem correta das matérias a serem esterilizadas”. Outros brasileiros também tiveram seus trabalhos expostos no 25° Congresso Mundial. A SOBECC parabeniza a todos os autores pelas contribuições para prática segura em CME.
Daniela Schneider apresentando seu trabalho na sessão de premiação. Trabalho premiado em segundo lugar.
Sergio de Jesus apresentando seu trabalho na sessão de premiação. Trabalho premiado em terceiro lugar.
Membros SOBECC no painel de apresentação de trabalhos. A SOBECC enviou um trabalho sobre práticas de sustentabilidade, desenvolvido por toda diretoria. Na foto, os representantes Giovana Abrahão de Araújo Moriya (Comitê CME), Leandro Lopes (Membro da Diretoria SOBECC), Marcia Cristina de Oliveira Pereira (Membro da Diretoria SOBECC), Juliana Gnatta (Membro da Diretoria SOBECC).
A Diretoria do Congresso Mundial de Esterilização iniciou os preparativos para o próximo encontro, que ocorrera entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2025 em Hong Kong, na China. A SOBECC estará no evento, representando a Sociedade Brasileira de Esterilização e compartilhando as novidades com o publico brasileiro.
Foto da delegação Brasileira no evento
Proteção à vida.
Conduzir o protagonismo da enfermagem perioperatória pela prática baseada em evidência e geração de conhecimento inovador para a qualidade e segurança da assistência ao paciente cirúrgico.
Ser a voz e o recurso para o avanço dos mais elevados padrões de excelência para a prática da enfermagem perioperatória no âmbito nacional e internacional..
Postura e atitudes éticas, colaborativas e inclusivas. Comprometimento científico, social e ambiental.